Análise das mutações nas regiões de resistência a Rifampicina e Isoniazida do complexo Mycobacterium tuberculosis utilizando teste comercial de sonda em linha (LPA): região metropolitana da Baixada Santista (SP)
Full Text (PDF)

Keywords

Mycobacterium tuberculosis
tuberculose pulmonar
técnicas de diagnóstico molecular
testes de sensibilidade microbiana

How to Cite

Chiou, A. C., Gobetti, A., & Xavier, A. M. R. (2022). Análise das mutações nas regiões de resistência a Rifampicina e Isoniazida do complexo Mycobacterium tuberculosis utilizando teste comercial de sonda em linha (LPA): região metropolitana da Baixada Santista (SP). Europub Journal of Health Research, 3(4 Edição Especial), 818–826. Retrieved from https://ojs.europubpublications.com/ojs/index.php/ejhr/article/view/507

Abstract

INTRODUÇÃO: O Brasil está entre os 30 países que apresentam alta carga da doença. Em 2020, a incidência no Estado de São Paulo (ESP) foi de 34,8 /100 mil hab., a Região da Baixada Santista superou o ESP com 91,5/100 mil hab. O controle da TB droga resistente (TBDR) é um dos grandes desafios, no mesmo ano foram detectado 23 casos novos de multirresistencia no ESP. O teste molecular de sonda em linha - GenoType MTBDRplus tem se mostrado ferramenta importante na detecção da TBDR, dando agilidade ao direcionamento destes pacientes ao esquema terapêutico adequado. OBJETIVO: avaliar as mutações em regiões determinantes de resistência às drogas de 1º linha, rifampicina (RIF) e isoniazida (INH), do Complexo Mycobacterium tuberculosis (CMTB) pelo teste molecular de sonda em linha - GenoType MTBDRPLUS, a partir de amostras clínicas de pacientes submetidas ao diagnóstico da tuberculose pulmonar (TBP) e traçar o perfil dos casos com notificação na TBWEB. MÉTODOS: Foram avaliadas 162 amostras no período de Janeiro a Junho de 2021, submetidas ao diagnóstico da TB na região metropolitana da Baixada Santista. RESULTADOS: Entre as 162 amostras, 130 (80,3%) foram amostras suscetíveis aos antibióticos; 08 (4,9%) monorresistentes a RIF; 03 (1,8%) monorresistentes a INH; 02 (1,2%) multiresistentes (MDR) e 19 (11,7%) com resultado inconclusivo. Grande parte da monorresistência a RIF, foi identificada pela ausência da banda rpoB WT7 e WT8. Nos casos de MDR, o padrão de bandas para RIF foi ausência da banda rpoB WT8/ presença banda rpoB MUT3 e para INH ausência de banda katG WT/ presença de banda katG MUT1. Quanto ao perfil dos casos, o mês de Maio/2021 apresentou o maior número de casos (24,6%), com amostras provenientes do município de São Vicente (29%), entre a 30-49 anos (25,3%), sexo masculino (70,9%) e de etnia parda (16,7%). As características sócio-demográficas apontam que 32,7% eram usuários de drogas, 9,8% HIV positivos. Avaliando o desfecho de tratamento anterior 17,2% abandonaram, destes, 60% dos casos já tinham sido submetidos de três a cinco tratamentos. CONCLUSÃO: O ensaio GenoType MTBDRplus é um teste excelente na detecção de resistência ao MTB para RIF, INH e MDR, reduzindo o tempo de diagnóstico.

Full Text (PDF)