Avaliação da atividade antimicrobiana de extratos etanólicos de Anacardium occidentale (CAJUEIRO) e Punica granatum (romã) frente a bactérias presentes na doença periodontal canina (Escherichia coli e Streptococcus pyogenes)
Full text (PDF)

Keywords

fitoterapia
biofilme
Periodontite canina

How to Cite

Lima, J. T., & Casali, A. K. (2022). Avaliação da atividade antimicrobiana de extratos etanólicos de Anacardium occidentale (CAJUEIRO) e Punica granatum (romã) frente a bactérias presentes na doença periodontal canina (Escherichia coli e Streptococcus pyogenes). Europub Journal of Health Research, 3(4 Edição Especial), 374–381. https://doi.org/10.54747/ejhrv3n4-ed.esp.005

Abstract

A periodontite canina é uma das doenças mais frequentes encontradas na clínica veterinária atualmente, que sem a prevenção correta e tratamento pode acarretar problemas sistêmicos irreversíveis e até a morte. A forma mais efetiva de prevenção é a escovação correta do animal desde filhote com produtos que inibem o desenvolvimento do biofilme microbiano. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a atividade antimicrobiana do extrato etanólico do Anacardium occidentale (cajueiro) e Punica granatum (romã) frente às bactérias Streptococcus pyogenes e Escherichia coli. Pôde-se observar que as bactérias testadas apresentaram sensibilidade aos extratos etanólicos de ambas as plantas sendo possível, a partir de mais estudos, esses extratos naturais tornarem-se promissores e de relevância como potencial meio de prevenção alternativo no combate à periodontite canina.                                                             

https://doi.org/10.54747/ejhrv3n4-ed.esp.005
Full text (PDF)