Abstract
O câncer tem início a partir de uma mutação genética que resulta no crescimento desordenado das células. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama e de colo do útero são respectivamente os mais frequentes entre as mulheres, sendo responsáveis por 20,03% e 4,7% dos casos registrados e o câncer de próstata está como o mais incidente ente os homens. O diagnóstico precoce está intimamente relacionado com o prognóstico e sucesso no tratamento desses casos. Por meio de materiais informativos e palestras educacionais, foram capacitados os agentes comunitários de saúde (ACS) para levarem essas informações durante as visitas domiciliares para a população do Bairro Berger do Município de Caçador (SC). O intuito é que os ACS despertem o interesse no autocuidado, prevenção e diagnóstico precoce dos cânceres devido a abordagem desses assuntos durante a visitas. Vários retornos significativos foram obtidos após a realização do projeto, entre eles estão a conscientização da população sobre os temas do projeto e um convite foi recebido da Secretaria Municipal de Saúde do município para o acadêmico autor do projeto realizar uma palestra a um grupo de mulheres do bairro Berger sobre câncer de mama e de colo do útero. Também resultados quantitativos demonstraram a importância do projeto, pois obteve-se uma diferença significativa no número de consultas referente a saúde da mulher, sendo um aumento de 37,82% nesse número e a respeito da saúde do homem pode-se obter um aumento de 24,50% das consultas realizadas na Unidade Básica de Saúde Berger.
References
AMERICAN CANCER SOCIETY. TYPES OF BREAST CANCER. ATLANTA: AMERICAN CANCER SOCIETY, 2019
BARBOSA, MICHAEL GABRIEL AGUSTINHO ET AL. ALTERAÇÕES CITÓLOGICAS E MARCADORES TUMOAIS ESPECÍFICOS PARA O CÂNCER DE MAMA. BRAZILIAN JOURNAL OF DEVELOPMENT, V. 6, N. 8, P. 59977–59992, 2020.
BMJ BEST PRACTICE. CÂNCER DE PRÓSTATA. 2022.
BRAVO, BARBARA SILVA ET AL. CÂNCER DE PRÓSTATA: REVISÃO DE LITERATURA PROSTATE CANCER: LITERATURE REVIEW. BRAZILIAN JOURNAL OF HEALTH REVIEW, V. 5, N. 1, P. 567-577, 2022.
Cardial, MFT. Papilomavírus humano (HPV). São Paulo. Tese [Doutorado em Medicina] - Faculdade de Medicina do ABC; 2019.
GADELHA, Maria Inez Pordeus; COSTA, Milene R.; ALMEIDA, Rosimary T. Estadiamento de Tumores Malignos - análise e sugestões a partir de dados da APAC. Revista Brasileira de Cancerologia, Rio de Janeiro, v. 51, p. 193-199, jul., 2005.
INCA – Instituto Nacional de Câncer. Câncer de mama. Brasil, 2020. Disponível em: https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-mama/profissional-de-saude. Acesso em: 13 mai. 2023.
INCA – Instituto Nacional de Câncer. Câncer de próstata. Brasil, 2022. Disponível em: https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-prostata. Acesso em: 13 mai. 2023.
INCA – Instituto Nacional de Câncer. Câncer do colo do útero. Brasil, 2018. Disponível em: https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-do-colo-do-utero/profissional-de-saude. Acesso em: 13 mai. 2023.
Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Estimativa 2023: incidência de câncer no Brasil / Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Rio de Janeiro: INCA, 2022. Disponível em: https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files/media/document/estimativa-2023.pdf. Acesso em: 13 mai. 2023.
KUMAR, Vinay; ABBAS, Abul K.; ASTER, Jon C. Robbins patologia básica. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
Lopes GVB, Lima KFC. Impactos e desdobramentos da pandemia da COVID-19 na Atenção Básica: um relato de experiência. Saúde Redes. 2020;6(2).
NORRIS et al. Porth - Fisiopatologia. 10. ed. Rio de Janeiro: Grupo GEN, 2021.
Pinto DKB, Firmo WCA, Sousa FV, Sanches JR, Maranhão MCS. Aspectos oncopatogênicos e incidências do câncer de pênis por HPV no estado do Maranhão, Brasil. In: Tópicos em Ciências da Saúde, 2020.
SILVA, GRACIELLE CEZÁRIO DA. NANOTECNOLOGIA NO TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA. ORIENTADORA: PROF. ME. LÍVIA CRISTINA SANTOS. 2021. 34 F. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (GRADUAÇÃO EM BIOMEDICINA) - FUNDAÇÃO EDUCACIONAL VALE DO SÃO FRANCISCO – FEVASFMG. IGUATAMA, 2021.
SUNG, Hyuna et al. Global cancer statistics 2020: GLOBOCAN estimates of incidence and mortality worldwide for 36 cancers in 185 countries. CA: a cancer journal for clinicians, v. 71, n. 3, p. 209-249, 2021.