Abstract
O conceito de cultura vem ao longo dos anos, assumindo variados sentidos, mas será assumida nesta produção a compreensão dialética de cultura. O artigo busca analisar a importância da compreensão desse conceito para o processo de desenvolvimento da criança na alfabetização. Utilizaram-se de autores que no âmbito das teorias da educação, têm como base o marxismo. Apresenta-se, como síntese, que os desvelamentos do processo de alfabetização de crianças e sua relação com os processos histórico-culturais são importantes para a tomada de decisão de professores compromissados com o processo de alfabetização e com o ensino que garanta a orientação da criança na tomada de consciência sobre a realidade e, gradativamente, sobre seu aprendizado.
References
DANGIÓ, Meire dos. MARTINS, L. M. A concepção histórico-cultural de alfabetização. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 210-220, jun. 2015.
DANGIÓ, Meire dos. MARTINS, L. M. A alfabetização sob o enfoque histórico-crítico: contribuições didáticas. – Campinas, SP: Autores Associados, 2018 – (Coleção educação contemporânea)
DUARTE, N. Palestra proferida em 22 de março de 2011 com o tema “Currículo Escolar: Existe uma cultura universal?”, no projeto Educação em Prosa da Prefeitura municipal de São Carlos. E disponível pelo https://www.youtube.com/watch?v=xCCOfN-GXng, em 10 partes.
DUARTE, Newton & MARTINS, Ligia Márcia. As contribuições de Aleksei Nikolaevich Leontiev para o entendimento da relação entre educação e cultura em tempos de relativismo pós-moderno. Texto inédito, 2012.
DUARTE, Newton. A individualidade para si. 3. ed. rev. Campinas: Autores associados, 2013. 254 p.
DUARTE, N.; MARTINS, L. M. As contribuições de Aleksei Nikolaevich Leontiev para o entendimento da relação entre educação e cultura em tempos de relativismo pós-moderno. In: FERRO, O. M. R.; LOPES, Z. A. L. (Org.). Educação e cultura: lições históricas do universo pantaneiro. Campo Grande: Editora da UFMS, 2013. p. 49-74.
EAGLETON, Terry. A ideia de cultura. 2ª ed. São Paulo: Editora UNESP, 2011.
LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte, 1978.
LEONTIEV, Alexis. Linguagem e razão humana. Lisboa: Editorial Presença, s. d.
MARTINS, L. M. & ARCE, A. “A Educação infantil e o ensino fundamental de 9 anos”. In: ARCE, A. & MARTINS, L. M. (orgs). Quem tem medo de ensinar na educação infantil?: em defesa do ato de ensinar. Campinas, Alínea, pp.37-62. 2007.
MARX, Karl. ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo. 2007.
PINO, A. Natureza e cultura. In PINO, A. As marcas do humano: às origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev Vigotski. São Paulo, Cortez, 2005, pp. 95-112
SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. Coleção Educação Contemporânea. 11ª Edição. Campinas: Editora Autores Associados, 1996.
VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Ática, 2009.