Abstract
O estudo foi desenvolvido no Centro de Ensino Médio Bom Jesus, localizado na cidade de Gurupi, estado do Tocantins, e nas aldeias Canuanã e Boa Esperança, localizadas na Ilha do Bananal, Tocantins, Brasil. O objetivo foi de relatar a experiência dos estudantes da 1ª a 3ª série do Novo Ensino Médio (NEM) na disciplina eletiva “Vozes do passado no presente: diversidade cultural indígena no Tocantins”. A proposta do NEM possui 1.800 horas de conteúdo das áreas de conhecimento e 1.200 horas de conteúdo dos itinerários formativos. No caso dessa disciplina eletiva, a escola apoiou-se em um projeto de pesquisa realizado pelo grupo de pesquisa Observatório de Povos Tradicionais do Tocantins (OPTTINS), da Universidade de Gurupi - UnirG, realizando um termo de cooperação na oferta. Os estudantes, a partir do itinerário formativo, fizeram a matrícula e um total de trinta estudantes cursam a referida eletiva. Dentro das aulas da disciplina, além das discussões acerca de entenderem o projeto da instituição parceira, há o intercâmbio com a comunidade indígena do povo Javaé, que vivem na Ilha do Bananal, estado do Tocantins. Há uma troca de experiências entre estudantes das escolas da Aldeia Canuanã e Boa Esperança, os estudantes realizam oficinas e pesquisas nas aldeias e os estudantes das aldeias realizam atividades e visitas no Centro de Ensino Bom Jesus. O intercâmbio oportuniza o conhecimento da cultura e costumes dos povos indígenas, troca de experiências, relatos de vida e uma ampliação no desenvolvimento, com foco na história e a valorização da história do estado com destaque à cultura indígena do povo Javaé. No dia 18/05/2023 no campus da Universidade, ocorreu um Evento Científico, no qual os estudantes do Centro de Ensino Médio Bom Jesus apresentaram, em forma de seminário, suas pesquisas e os achados, demonstrando que a disciplina abre horizontes para a área da pesquisa acadêmica no Novo Ensino Médio.
References
BITTENCOURT, Circe Maria F. Ensino de História: fundamentos e métodos. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2009.
BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. Bauru, SP: EDUSC, 2004.
CARR, Edward Hallet. Que é História? Conferências George Macaulay Trevelyan proferidas por E.H. Carr na Universidade de Cambridge, janeiro-março de 1961; Tradução Lúcia Maurício de Alverga, revisão técnica Maria Yedda Linhares, 3 ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1982.
FLICK, U. Triangulation. Oelerich G, Otto H-U, editors. Empirische Forschung und Soziale Arbeit. Wiesbaden: VS Verlag für Sozialwissenschaften, 2011. p. 323-328.
FONSECA, Selva Guimarães. Caminhos da história ensinada. Campinas, SP: Papirus, 1993.
FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática do ensino de história: Experiências, reflexões e aprendizados. Campinas, SP: Papirus, 2003.
GOMES, Romeu; SOUZA, Edinilsa Ramos de; MINAYO, Maria Cecília de Souza; MALAQUIAS, Juaci Vitória; SILVA, Cláudio Felipe Ribeiro da. Organização, processamento, análise e interpretação de dados: o desafio da triangulação. In: MINAYO, M. C. S.; ASSIS, S. G.; SOUZA, E. R. (Org.). Avaliação por triangulação de métodos: Abordagem de Programas Sociais. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2004.
JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. Campinas, SP: Papirus, 1996.
JÚNIOR, Astrogildo Fernandes da Silva. O ensino de história em territórios rurais e urbanos. In: SILVA, Marcos. História: Que ensino é esse? Campinas-SP: Papirus, 2013.
MACEDO, Maria de Lourdes Leôncio. Narrativas do Ensino de História: vozes de docentes e discentes das escolas estaduais de Palmas, Tocantins. Porto Nacional, Editora Nagô, 2020.
MANGUEL, Alberto. Lendo imagens: uma história de amor e ódio. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
MARCONDES, Nilsen Aparecida Viana; BRISOLA, Elisa Maria Andrade. Análise por triangulação de métodos: um referencial para pesquisas qualitativas. Revista Univap – revista.univap.br. São José dos Campos-SP-Brasil, v. 20, n. 35, jul.2014.
MARTINS, Gilberto de Andrade. Estudo de Caso – Uma Estratégia de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2006.
MIRANDA, Sonia Regina. Sob o Signo da Memória: Cultura escolar, saberes docentes e história ensinada. São Paulo: UNESP; juiz de Fora: EDUFJF, 2007.
NADAI, Elza. O ensino de história no Brasil: trajetória e perspectiva. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 13, n. 25/26, p. 143-162, set.1992 a ago. 1993.
NIKITIUK, Sônia Maria Leite. Repensando o Ensino de História. São Paulo: Cortez, 1996.
PAIVA, Eduardo França. História & imagens. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
PIN, André Egídio. História do povo Javaé (Iny) e sua relação com as políticas indigenistas: da colonização ao Estado brasileiro (1775-1960). (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em História – UFG, Goiânia, 2014.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
ROCHA, Ubiratan. Reconstruindo a História a partir do imaginário do aluno. In: NIKITIUK, Sônia M. Leite. Repensando o Ensino de História. São Paulo: Cortez, 1996.
SACHINSKI, Gabriele; KOWALSKI, Raquel Pasternak Glitz.; TORRES, Patrícia Lupion. As disciplinas eletivas no Novo Ensino Médio: um possível caminho para a Escolarização Aberta. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 23, n. 77, abr./jun. 2023. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/30038 Acesso em: 19/07/2023.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2004.
SILVA, Marcos A. da. História: Que ensino é esse? Campinas-SP: Papirus, 2013.
SOUZA, Renato João de; PIRES, Ricardo Ferreira. Os desafios do ensino de História no Brasil. Revista Professores em Formação, ISEC/ISED n. 1, 2º semestre de 2010.
VASCONCELLOS, José Antônio. Metodologia do Ensino de História. Curitiba: Ibpex, 2007.
ZAMBONI, Ernesta. Digressões sobre o ensino de história: memória, história oral e razão histórica. Itajaí: Editora Maria do Cais, 2007.
ZAMBONI, Ernesta. O ensino de História e a construção da identidade. História-Série Argumento. São Paulo: SEE/SP, 1993.