Contornos de educação básica em documentos-relatórios de organismos internacionais na década de 1990
PDF (Português (Brasil))

Keywords

educação básica
organismos internacionais
análise do discurso
políticas educacionais

How to Cite

Marques, A. R. (2023). Contornos de educação básica em documentos-relatórios de organismos internacionais na década de 1990. Cuadernos De Educación Y Desarrollo, 15(9), 8285–8300. https://doi.org/10.55905/cuadv15n9-018

Abstract

Este texto apresenta contornos da Educação Básica, expressos em documentos- relatórios publicados na década de 1990, resultantes de grandes reuniões financiadas por Organismos Internacionais. Mais especificamente, compreensões sobre Educação Básica lançadas em relatórios de reuniões supranacionais, a saber: Declaração Mundial sobre Educação para Todos: Satisfação das Necessidades Básicas de Aprendizagem (UNESCO, 1990) e Compromisso Nacional de Educação para Todos (1993): um tesouro a descobrir (Delors, 1999). A investigação dos documentos se deu a partir da análise do discurso, por entendermos que os usos de palavras/termos não são desinteressados, mas expressam escolhas e projetos ideológicos. Procurando desvelar marcas das dinâmicas de poder, impressas no discurso oficial de configuração da educação básica.  Partimos da hipótese que os documentos- relatórios como esses lançaram contornos "necessários" de educação básica, a ser desenvolvida nos países signatários. O Brasil, como um deles, incorporou algumas das proposições, mediadas prioritariamente por agentes do governo. O desenvolvimento da pesquisa apontou para a relação dos organismos internacionais com a educação, que se intensificou a partir das condicionalidades impostas para obtenção de empréstimos. Assim, os organismos internacionais passaram a se dedicar à proposição de orientações, políticas, programas que alimentassem e alinhassem os diferentes sistemas educativos ao redor do mundo. Os documentos produzidos, a partir das grandes reuniões, recomendaram a adoção de um conjunto de políticas para a constituição dos sistemas educativos nos diferentes Estados Nacionais.

https://doi.org/10.55905/cuadv15n9-018
PDF (Português (Brasil))

References

DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. Brasília, DF. MEC/UNESCO, 1999.

SILVA, M. R. da; ABREU, C. B. de M. Reformas para quê? As políticas educacionais nos anos de 1990, o “novo projeto de formação” e os resultados das avaliações nacionais. Perspectiva, v. 26, n. 2, 523-550, Florianópolis, jul./dez., 2008, p. 523-550.

SILVA, M.A. Organismos internacionais e a educação. In: OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM

UNESCO. Declaração mundial sobre educação para todos. Plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. Tailândia, 1990.

UNESCO. Declaração de Nova Delhi. Nova Delhi, 1993.