Abstract
Esse texto objetiva discutir um relato de experiência, realizado nas aulas de ciências de duas turmas de sétimo ano de uma escola pública pertencente à rede estadual de Rondônia. A partir do conteúdo insetos, componente do currículo do segundo ciclo do Ensino Fundamental, foi desenvolvida uma sequência didática de um bimestre, para tal os alunos foram motivados a confeccionarem um insetário a partir de animais que encontrassem no seu cotidiano e com o uso de materiais recicláveis como isopor e papelão. Os passos foram acompanhados pela professora e desenvolvidos durante as dez aulas com os estudantes organizados em grupos. Os resultados foram satisfatórios e a adesão à ação extrapolou os muros da sala de aula, mobilizando outras turmas, além de alterar a forma como a comunidade escolar enxergava os estudantes das turmas do sétimo ano, caracterizadas como apáticas e desinteressadas. Dessa forma, é possível afirmar que em tempos de sucateamento à Educação Pública, ações que proporcionam experiências práticas configuram-se como atos de resistências em nome da luta da educação de qualidade.
References
ALMEIDA, L.M.; RIBEIRO-COSTA, C.S; MARINONI, L. Manual de Coleta, Conservação, Montagem e Identificação de Insetos. Ribeirão Preto: Holos, 1998, p. 78.
BRASIL. Instrução Normativa IBAMA. Nº 141, de 19 de dezembro de 2006: Regulamenta o controle e o manejo ambiental da fauna sinantrópica nociva. Brasília, 2006, p. 2.
BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Brasília MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro04.pdf Acesso em: 25 fev. 2023.
CARVALHO, D. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense. v. 2. Londrina: UEL, 2009. Disponível em: https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=inseto%3B+insetario%3B+didatica&btnG=. Acesso em: 26 fev. 2023.
GRIGULO, M. M. M. Entomologia Forense: os insetos de maior importância para a ciência criminal. Jornada Integrada em Biologia, 2016, p. 47-58. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/jornadaintegradaembiologia/issue/view/247. Acesso em: 24 fev. 2023.
PEDROSO, C. V.; ROSA, R. T. N. M.; AMORIM, A. L. Reflexões e perspectivas a respeito das atividades experimentais de genética propostas em livros didáticos de biologia. In: Encontro Nacional de pesquisa em educação em ciências, Florianópolis, nov. 2009. Disponível em: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/406.pd.f Acesso em: 24 fev. 2023.
PRIGOL, S.; GIANNOTTI, S. M. A importância da utilização de práticas no processo de ensino-aprendizagem de ciências naturais enfocando a morfologia da flor. XX Semana de Pedagogia- UNIOESTE-PR, 2008. Disponível em: http://www.unioeste.br/cursos/cascavel/pedagogia/eventos/2008. Acesso em: 5 mar. 2023.
UTFPR, Coleta e montagem de insetário. 2023. Disponível em: http://paginapessoal.utfpr.edu.br/jucelainehaas/entomologia-geral-e-zootecnica/COLETA-E-MONTAGEM-DE-INSETOS.pdf/view. Acesso em: 20 maio 2023.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.