Aulas de ciências através de insetários: práticas no ensino fundamental em uma escola estadual em Rondônia
PDF (Português (Brasil))

Keywords

ensino de ciências
insetário
ensino fundamental
sequência didática

How to Cite

Schmidt, S. V., de Souza, F. L. F., Schmidt, F. R., & de Souza , F. L. F. (2023). Aulas de ciências através de insetários: práticas no ensino fundamental em uma escola estadual em Rondônia. Cuadernos De Educación Y Desarrollo, 15(9), 8155–8166. https://doi.org/10.55905/cuadv15n9-011

Abstract

Esse texto objetiva discutir um relato de experiência, realizado nas aulas de ciências de duas turmas de sétimo ano de uma escola pública pertencente à rede estadual de Rondônia. A partir do conteúdo insetos, componente do currículo do segundo ciclo do Ensino Fundamental, foi desenvolvida uma sequência didática de um bimestre, para tal os alunos foram motivados a confeccionarem um insetário a partir de animais que encontrassem no seu cotidiano e com o uso de materiais recicláveis como isopor e papelão. Os passos foram acompanhados pela professora e desenvolvidos durante as dez aulas com os estudantes organizados em grupos. Os resultados foram satisfatórios e a adesão à ação extrapolou os muros da sala de aula, mobilizando outras turmas, além de alterar a forma como a comunidade escolar enxergava os estudantes das turmas do sétimo ano, caracterizadas como apáticas e desinteressadas. Dessa forma, é possível afirmar que em tempos de sucateamento à Educação Pública, ações que proporcionam experiências práticas configuram-se como atos de resistências em nome da luta da educação de qualidade.

https://doi.org/10.55905/cuadv15n9-011
PDF (Português (Brasil))

References

ALMEIDA, L.M.; RIBEIRO-COSTA, C.S; MARINONI, L. Manual de Coleta, Conservação, Montagem e Identificação de Insetos. Ribeirão Preto: Holos, 1998, p. 78.

BRASIL. Instrução Normativa IBAMA. Nº 141, de 19 de dezembro de 2006: Regulamenta o controle e o manejo ambiental da fauna sinantrópica nociva. Brasília, 2006, p. 2.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Brasília MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro04.pdf Acesso em: 25 fev. 2023.

CARVALHO, D. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense. v. 2. Londrina: UEL, 2009. Disponível em: https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=inseto%3B+insetario%3B+didatica&btnG=. Acesso em: 26 fev. 2023.

GRIGULO, M. M. M. Entomologia Forense: os insetos de maior importância para a ciência criminal. Jornada Integrada em Biologia, 2016, p. 47-58. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/jornadaintegradaembiologia/issue/view/247. Acesso em: 24 fev. 2023.

PEDROSO, C. V.; ROSA, R. T. N. M.; AMORIM, A. L. Reflexões e perspectivas a respeito das atividades experimentais de genética propostas em livros didáticos de biologia. In: Encontro Nacional de pesquisa em educação em ciências, Florianópolis, nov. 2009. Disponível em: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/406.pd.f Acesso em: 24 fev. 2023.

PRIGOL, S.; GIANNOTTI, S. M. A importância da utilização de práticas no processo de ensino-aprendizagem de ciências naturais enfocando a morfologia da flor. XX Semana de Pedagogia- UNIOESTE-PR, 2008. Disponível em: http://www.unioeste.br/cursos/cascavel/pedagogia/eventos/2008. Acesso em: 5 mar. 2023.

UTFPR, Coleta e montagem de insetário. 2023. Disponível em: http://paginapessoal.utfpr.edu.br/jucelainehaas/entomologia-geral-e-zootecnica/COLETA-E-MONTAGEM-DE-INSETOS.pdf/view. Acesso em: 20 maio 2023.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.