Abstract
A democracia tem sido tema de debate recorrente entre filósofos e cientistas sociais e políticos. Entender a democracia de cada Estado nacional perpassa pela compreensão de como são escolhidos seus líderes políticos, como são formadas suas decisões políticas e qual poder de influência da população nessas decisões. O presente artigo tem por objetivo fazer uma discussão sobre essa problemática do ponto de vista da democracia brasileira e levando em conta as contribuições sobre democracia fornecidas por Max Weber, Joseph Schumpeter e Robert Dahl. Para tanto, as contribuições fornecidas por Max Weber são identificadas a partir da obra “Parlamentarismo e Governo numa Alemanha reconstruída” (1918); enquanto as de Joseph Schumpeter obtidas na obra “Capitalismo, socialismo e democracia” (1942) e as de Robert Dahl na obra “Poliarquia: participação e oposição” (1972). Conclui-se que a democracia brasileira vem se desenvolvendo de maneira lenta e gradual ao longo de sua história. A recente redemocratização marcou o retorno do método democrático no Brasil como um método institucional de seleção de líderes e inaugurou alguns meios institucionais de participação e interferência popular nas decisões políticos. Contudo, a falta de construção política dos cidadãos e as diversas práticas tradicionais clientelistas e de corrupção acabam por mitigar a atuação dos cidadãos na vida política e a influência desses nas decisões. A construção de uma democracia mais forte no Brasil ainda requer um caminho de lutas e discussões e uma mudança de paradigma.
References
DAHL, Robert Alan. Poliarquia: participação e oposição. São Paulo: EDUSP, 1997.
MONTEIRO, Lorena Madruga; MOURA, Joana Tereza Vaz de; LACERDA, Alan Daniel Freire. Teorias da democracia e a práxis política e social brasileira: limites e possibilidades. Sociologias. v. 17, n. 38, jan./abr., 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/15174522-017003811. Acesso em: 11 jun. 2023.
SCHUMPETER, Joseph Alois. Capitalismo, socialismo e democracia. Rio de Janeiro: Editora Fundo de Cultura, 1961.
SALES, Liliane Marquardt. Brasil: um olhar para o(s) conceito(s) de democracia. Revista Alamedas. v. 2, n.1, 2014. p. 50-63. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/alamedas/article/download/10135/8166/40627. Acesso em: 12 jun. 2023.
WEBER, Max. Parlamentarismo e governo numa Alemanha reconstruída. (Uma contribuição à crítica política do funcionalismo e da política partidária). Trad. Maurício Tragtenberg. São Paulo: Editora Nova Cultural Ltda., 1997. Disponível em: https://uenf.br/cch/lesce/files/2013/08/Texto-1.pdf. Acesso em: 10 jun. 2023.